quarta-feira, 13 de novembro de 2013

TÚNEL DO TEMPO: MARCHA NO ESPORTE

O programa A Marcha do Esporte é um marco na história do rádio de Blumenau. Criado pelo radialista Manoel Pereira Junior, em 1943, foi o primeiro exclusivamente esportivo produzido em Santa Catarina. Entrava no ar às12h40min e terminava às 13 horas pela Rádio Clube. 

Era o programa de maior audiência da época. Tinha o custo mais elevado para a inserção de publicidade e foi patrocinado, com exclusividade durante 38 anos, pela Transportadora Vale do Itajaí.

Em 1954, Manoel Pereira Júnior deixou a Clube, assumindo em seu lugar o jornalista José Gonçalves, que dirigiu o programa até 1957. Com a sua saída, Tesoura Junior assumiu o cargo de editor de esportes da emissora.

Tesoura Júnior começou na Clube em 1946, sendo assistente direto dos antecessores. Trabalhou na emissora até se aposentar, em 1984, totalizado 38 anos de dedicação ao radiojornalismo esportivo. 

O apresentador implementou um programa com pré-produção e, segundo o próprio Tesoura Júnior (2003), a partir do momento em que assumiu a direção esportiva da emissora as notícias de âmbito local tornaram-se a prioridade de A Marcha dos Esportes.

Fontes: Clóvis Reis, César Martins (Furb/Blumenau), Arquivos do Futebol Brasileiro

Foto: Semp

Nenhum comentário:

Postar um comentário