quinta-feira, 7 de novembro de 2013

TÚNEL DO TEMPO: CLUBES TROCAM DE NOME

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Governo Federal, através do Conselho Nacional de Desportos, baixou a circular 01/1944, determinando que as associações, clubes e entidades esportivas não poderiam mais utilizar nomes de cidades, estados e países.

Algumas equipes do Vale do Itajaí tiveram que trocar de nome. O Timboense, de Timbó, passou a ser a Sociedade Desportiva Recreativa União. Manteve as cores branca e vermelha.

O Esporte Clube Indaial passou a ser chamado de Internacional. O escudo nem precisou de mudança, pois continuou com as iniciais "ECI".

Em Blumenau, o América Futebol Clube, de Itoupava Norte, virou Guarani Esporte Clube. O Recreativo Brasil adotou o nome Palmeiras Esporte Clube. Em 1945, após o fim da Segunda Guerra, a diretoria alviverde tentou retomar sem sucesso a denominação anterior e continuou Palmeiras.

No distrito Garcia, o Amazonas deu lugar ao Aimoré Esporte Clube. Em 1947, o time azurra retornou ao nome antigo.

A Sociedade Desportiva Blumenauense virou Grêmio Esportivo Olímpico. Com esse nome o clube conquistou dois campeonatos estaduais em 1949 e 1964.

Fonte: CND, A Nação, A Cidade de Blumenau, "Memoria de Um Blumenauense" (Tesoura Junior)

2 comentários:

  1. Curioso que vários outros Américas espalhados pelo Brasil não mudaram de nome. Nem o Brasil de Pelotas (e o próprio Pelotas).

    ResponderExcluir
  2. Kluser,
    O Amazonas desativou o Aimnore por volta de 1947 e ficou esses anos sem atividades, retornando em 1952 dia 03 de junho com o nome de Amazona sem o "S" que permaneceu até a desativação do clube no início de 1975, para a glória dos diretores da Artex. O Time está retornando em 2014 e agora com o nome novamente de Amazonas Esporte Clube. Já jogou vários amistosos, veja aqui neste site:
    http://www.amazonassc.com.br/
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir