terça-feira, 8 de outubro de 2013

FUNDAÇÃO DA LIGA BLUMENAUENSE

O Capitão e futuro General do Exercito Newton Machado Vieira (foto) liderou o processo de criação da Liga Blumenauense de Desportos.

A primeira reunião ocorreu no dia 13 de agosto de 1940, na sede da Sociedade Ginástica, com a presença de Alfredo Campos, Benjamin Margarida, Manoel Pereira Junior e Willy Pawolsky.

Mais dois encontros, realizados nos dias 20 e 30 de agosto, definiram as bases da nova entidade. Os Estatutos foram aprovados em assembléia geral no dia 12 de janeiro de 1941, um domingo. Para o cargo de presidente foi eleito Alfredo Campos.

A Liga começou mostrando serviço. Já na primeira semana de atividade fez um jogo preparatório no estádio da Alameda Rio Branco. O objetivo era escolher atletas para compor uma equipe que disputaria dois jogos contra a seleção da Associação Catarinense de Desportos (ACD), de Joinville.

BRANCO 11 X 1 AZUL
Data: 19/janeiro/1941
Estádio: Baixada da Alameda Rio Branco
Branco: Margarida (Miguel), Arécio e Pfau; Fischer, Boia e Borba; Janga, Heine, Willy, Felipinho e Xarope.
Azul: Miguel (Margarida), Arthur e Diegoli; Mário, Arnoldo e Longo; Carreiro, Janguinho, Marcolino, Generoso e Girão.
Gols: Janga (4), Willy (4), Felipinho (2), Boia (B) e Carreiro (A)

A Taça Copeba foi oferecida pela Companhia Petrolífera Copeba S/A ao vencedor do duelo. O objetivo era estreitar o laço entre as duas entidades. Mas o desfecho não foi o esperado.

O estádio Ernesto Schlemm Sobrinho em Joinville sediou o primeiro jogo no dia 2 de fevereiro. Vitória fácil da ACD por 9 a 1. A viagem de retorno não foi nada fácil para os blumenauenses. Não saia da mente dos atletas devolver a derrota.

O selecionado da ACD chegou a Blumenau de queixo erguido e disposto a levar a taça para Joinville.  Mas não esperavam um adversário tão decidido a vencer a partida. A facilidade encontrada no primeiro confronto havia desaparecido. Os blumenauenses venceram por 3 a 0 e forçaram um novo jogo.

Mas o desempate quase não saiu. Os joinvillenses retornaram para casa reclamando da “violência” da torcida. A terceira partida foi realizada somente um mês depois, dia 9 de março, em Blumenau.

O árbitro Alberto Moritz, de Florianópolis, teve muito trabalho para apitar. Houve muita confusão e o selecionado da ACD abandonou o campo quando placar estava em 1 a 1.

O representante da Copeba, Victor Hugo Baumgarten, resolveu entregar a Taça para a seleção de Blumenau para atender a “moral e disciplina” dos locais.


O próximo passo da Liga Blumenauense foi realizar o primeiro campeonato oficial. 

Foto: Esefex

Nenhum comentário:

Postar um comentário